Home / VÍDEOS / DEPRESSÃO, O SEGREDO QUE COMPARTILHAMOS

DEPRESSÃO, O SEGREDO QUE COMPARTILHAMOS

DEPRESSÃO, O SEGREDO QUE COMPARTILHAMOS – por Andrew Solomon

O oposto de depressão não é felicidade, e sim vitalidade, e ela parecia fugir de mim naquele momento. Em uma palestra tão eloquente quanto devastadora, o escritor Andrew Solomon nos leva aos cantos mais escuros de sua mente, nos anos em que lutou contra a depressão. Isso o levou a uma reveladora jornada pelo mundo, entrevistando pessoas com depressão, descobrindo, para sua surpresa, que quanto mais ele falava, mais as pessoas queriam contar suas histórias. (Filmado no TEDxMet.)

Andrew Solomon é um escritor nova-iorquino que escreve sobre política, cultura e psiquiatria. Ele já escreveu para publicações como The New York Times, The New Yorker e Artforum.

Tornou-se bastante conhecido após publicar O Demônio do Meio-Dia, uma obra sobre depressão – doença enfrentada pelo próprio autor. O livro tornou-se mundialmente reconhecido, vencendo o National Book Award de 2001 e se tornando o finalista do Pulitzer Prize de 2002. Atualmente, a obra já foi traduzida para mais de 24 idiomas.

”Senti um féretro em meu cérebro, E carpideiras indo e vindo A pisar, a pisar, até eu sonhar Meus sentidos fugindo. E quando tudo se sentou, O tambor de um ofício, Bateu, bateu, até eu sentir Inerte o meu juízo. E eu as ouvi, erguida a tampa, Rangeram por minha alma com Todo o chumbo dos pés, de novo, E o espaço dobrou, Como se os céus fossem um sino E o ser apenas um ouvido, E eu e o silêncio, a estranha raça Só, naufragada, aqui. Partiu-se a tábua em minha mente, E eu fui cair de chão em chão, E em cada chão havia um mundo E terminei sabendo, então.”

Conhecemos a depressão por metáforas. Emily Dickinson a convertia em linguagem, Goya, em imagem. Metade do propósito da arte, é descrever esses estados icônicos.

Veja Também

ALEGRIA DA MUDANÇA

ALEGRIA DA MUDANÇA – por Globo Repórter Brasileiro abandona carreira de sucesso nos EUA para …